Servidor VPS o que é, vantagens e desvantagens

Um servidor VPS é uma modalidade de hospedagem de site na qual é fornecida uma máquina virtual individualizada para o contratante que terá liberdade para instalar na mesma os sistemas que achar mais conveniente. Na prática, funciona como a hospedagem em um servidor dedicado.

Trata-se do acrônimo em inglês para Virtual Private Server e consiste, grosso modo, em “dividir” um único computador físico em vários computadores virtuais e disponibilizar cada um deles de forma individual para os contratantes.

Isto é possível devido às técnicas de virtualização que permitem que os recursos de hardware dos computadores físicos sejam usados de forma compartilhada por vários computadores virtuais. De forma simplificada seria como se a partir de em um computador com CPU de 4 núcleos, 16GB de memória e 200GB de disco, fossem criados quatro computadores cada um com sua própria CPU, 4GB de memória e 50GB de disco.

Assim, cada servidor VPS, apesar de compartilhar recursos com outras máquinas, é gerenciado de forma totalmente independente, tendo CPU, memória, espaço em disco, tráfego, sistema operacional e outros recursos, separados.

As hospedagens de servidor VPS possuem vantagens e desvantagens, em relação às outras modalidades deste serviço.

Atualmente os principais tipos de hospedagem fornecidos pelas empresas do ramo são os seguintes:

  • Hospedagem compartilhada: como o nome já denuncia, todos os sites compartilham de um mesmo computador físico e utilizam os mesmos recursos : memória, CPU, espaço em disco e tráfego de rede; cada serviço é único (como por exemplo um só servidor web e um mesmo banco de dados) compartilhados por meio de instâncias; nome de hosts virtuais e outros artifícios de configuração. Fornece serviços pré definidos fáceis de operar e de colocar em funcionamento imediato, porém limitados em quantidade e configuração.
  • Hospedagem em servidor dedicado: nesta modalidade o cliente tem um servidor somente para ele, os recursos de hardware são disponibilizados unicamente para o seu projeto sem compartilhamento com outros sites. Fornece maior liberdade em relação a escolha dos sistemas operacionais, servidores web, bancos de dados e outros softwares. Indicado para sites com grandes volumes de tráfego e de armazenamento em bancos de dados.
  • Hospedagem Cloud (nuvem): basicamente um servidor dedicado que fornece mais disponibilidade e segurança por um preço mais em conta. Também se utilizam de recursos de virtualização, e por isso conseguem ser mais baratos do que o servidor dedicado tradicional. Seu foco é a disponibilidade do site que é garantida pelo uso de múltiplas cópias do servidor distribuídas pela cloud (nuvem) e localizadas em diferentes localizações físicas; organizadas de forma a que, em caso de um eventual defeito em alguma delas, outra assuma o serviço sem que haja interrupção no funcionamento do site.
  • Hospedagem VPS: reúne as vantagens do servidor dedicado e da hospedagem em cloud, conseguindo oferecer preços ainda menores que esta última. Permite também a elasticidade do projeto, já que o cliente pode contratar mais ou menos recursos conforme a necessidade e o crescimento do projeto.

Como funciona

Durante o processo de contratação uma hospedagem VPS estarão disponíveis várias opções de recursos, caberá a você selecionar qual o mais adequado ao seu projeto.

Assim, você decide se deseja um servidor com, por exemplo, 512Mb ou 4Gb de RAM; com disco de 1 TB ou 20 TB; que permita tráfego de rede mensal de 1 Tb ou 10 TB.

Estes valores são somente exemplificativos, sendo que cada empresa possui seu plano no qual oferece um conjunto de recursos por um dado valor.

Contudo, os valores praticados oferecem um excelente custo benefício, para ter uma ideia é possível contratar um servidor VPS com capacidade de hospedar seu site ou blog por menos de R$15,00 mensais.

O fornecedor de hospedagem entregará um servidor com os recursos selecionados e que deverá ser preparado para uso. É como se você recebesse um computador novo que precisa ser formatado, e ter instalados o sistema operacional e demais softwares necessários.

Após a contratação os fornecedores disponibilizam um painel de controle, ficando por conta do cliente todas as demais tarefas necessárias para preparar o servidor VPS. Sendo a etapa seguinte a escolha de um sistema operacional, normalmente estão disponíveis várias distribuições de Linux e, em alguns casos, também versões de Windows e até de macOS.

Para instalação dos demais serviços é possível continuar pelo painel de controle ou instalar um servidor SSH e fazer uso de um cliente de terminal com um shell seguro.

Não é preciso dizer que se trata de tarefa que exige conhecimentos especializados, tanto para dimensionar o servidor VPS mais adequado quanto para deixar o mesmo em condições plenas de funcionamento.

Vantagens

  • liberdade total de instalação e configuração, você define o sistema operacional, o servidor web, sistema e quantidade de banco de dados, linguagens de programação disponíveis, quantidade de sites, número de cron jobs e outros; estando limitado somente à capacidade de hardware que foi contratada;
  • recursos sob demanda, os serviços de hospedagem VPS praticam o conceito de elasticidade, pelo qual os recursos podem ser ajustado, para mais ou para menos, conforme a demanda do site. Sendo possível, por exemplo, diminuir a quantidade de tráfego contratado em um mês que costuma ter poucas visitas ao site e voltando a contratação original nas épocas de maior tráfego;
  • disponibilidade esegurança, fornecedores de servidores VPS devem se responsabilizar pela disponibilidade que for contratada, os melhores deles incluem proteções contra ataque de negação de serviços uque são um dos maiores fantasmas dos administradores de infra estrutura. Além disso, fornecem segurança por meio de cópias de segurança e snapshots dos servidores;
  • baixo custo: hospedagem em servidores VPS possuem uma ótima relação custo benefício, além disso, permitem que o gasto com hospedagem seja variável e adaptado, diminuindo ou aumentando, conforme a necessidade;

Desvantagens

  • necessidade de conhecimentos especializados, a preparação de um servidor VPS não é uma tarefa trivial, exige que sejam executadas várias tarefas relacionadas com instalação e configuração de servidores. Entre elas algumas muito importantes relacionadas à segurança, como por exemplo, instalação de certificados SSL, configuração do firewall e instalação de patches de aplicativos.

Em relação a este último ponto vale destacar que não é estritamente necessário ter em sua equipe um profissional com tais conhecimentos, pois vários profissionais, fornecem como freelancers os serviços necessários para preparação de servidores VPS.

Aplicações recomendadas

O cenário mais adequado para uso de servidores VPS é aquele em que o orçamento é limitado, mas que possui requisitos não fornecidos pelas hospedagens compartilhadas. Um exemplo seria uma aplicação JSP que necessita de um servidor TomCat; ou de um aplicativo que usa o banco de dados PostgreSQL, ambos não se encontram dentre o leque de serviços da maioria das hospedagens tradicionais.

Esta modalidade, servidor VPS, também pode ser usada para hospedar um servidor WordPress sem limitações na quantidade de bancos de dados e blogs, diferente do que ocorre nas hospedagens compartilhadas.

Existem muitos outros cenários adequados, sendo outras sugestões de aplicação para um servidor VPS as seguintes:

  • pequenas start-ups que possuem um produto que necessita de requisitos de software não disponíveis nas hospedagens compartilhadas tradicionais.;
  • realização de provas de conceito para determinar a viabilidade de um produto ou modelo de negócios;
  • pequenas lojas on-line com venda sazonal (por exemplo que vendem mais no natal) e que desejam possibilidade de ajustar os custos conforme a época e o volume de vendas.

Conclusão

Os servidores VPS são uma alternativa muito viável para empresas que estão iniciando seus negócios na internet e querem investir seus recursos da melhor forma possível. Existem várias empresas no mercado que fornecem este serviço, e esta concorrência tem feito que o valor do serviço mantenha sempre uma excelente relação custo benefício.

Além disso, apesar de a preparação de um servidor VPS exigir conhecimento específico, é desnecessário ter na equipe alguém fixo que possua este know how, já que os serviços podem ser contratados de profissionais freelancers.